Na lendária batalha das Termópilas, em 480 a.C., gregos lutaram contra os persas. Conta-se que o exército persa invasor, liderado por Xerxes, era uma força dezenas de vezes maior que o grego, comandado por Leônidas I.
A força grega era composta de 7.000 homens, destes, 300 eram espartanos. Os persas compunham 300.000 homens. Entretanto, para invadir a grécia, era necessário atravessar o estreito das termópilas. Enfileirados, no estreito, o imenso exército persa perdeu grande parte da força ofensiva. Já no curso da batalha, os gregos foram traídos por Efialtes, que alertou sobre uma passagem para contornar a limitação do estreito. Leônidas I dispensou os demais e permaneceu apenas com os 300 espartanos, 700 téspios, 400 tebanos. A batalha durou 7 dias e os gregos foram dizimados, mas a Grécia sobreviveu
Segundo a lenda, no início, para Leonidas foi oferecido e recusado um termo de acordo. Então, o embaixador persa voltou a solicitar que depusessem as armas. Leonidas respondeu: “VENHAM BUSCÁ-LAS”. Quando Leônidas se recusou a retroceder, o mensageiro lhe disse: “Nossas flechas serão tão numerosas que irão tapar a luz do sol”. Para isso, Leônidas respondeu: “TANTO MELHOR, COMBATEREMOS À SOMBRA!”
No caso brasileiro, os 300 da Odebrecht cumprem a função oposta. São os anti-heróis comprados e vendidos ao sabor do vento enquanto dizimado é o Brasil. Baixe a lista dos políticos que receberam dinheiro da Odebrecht no site da VOX BRASILIS.
[ CLIQUE AQUI PARA BAIXAR A LISTA ]