por PAULO DEMCHUK
PAULO DEMCHUK, em petição assinada conjuntamente com CARLOS ALBERTO FARRACHA DE CASTRO e ELTON BAIOCCO, ajuizou ação popular, autos 0007394-69.2016.8.16.0004, em que são réus RAFAEL GRECA, MUNICÍPIO DE CURITIBA e FUNDAÇÃO CULTURAL DE CURITIBA, visando arrolar os bens do estado depositados em imóveis de propriedade de RAFAEL.
É público e notório que há décadas RAFAEL GRECA mobiliou especialmente sua chácara com diversas peças da FUNDAÇÃO CULTURAL. E o fez por conta do poder que deteve como prefeito de Curitiba. Esse é um fato que deixa quase todos os funcionários desse órgão, especialmente os mais dedicados, indignados com o uso pessoal de móveis do acervo público. De outro lado, esses mesmos funcionários sentem-se frustrados com a administração pública que nada faz para reaver os bens, seja à conta da reverência ao poder, seja por temor à autoridade.
Não é cabível entender a autoridade como um ente superior aos súditos (comuns do povo). Não se deve olhar a autoridade como se esta possuísse qualquer espécie de altivez moral. Em verdade, desde 1640, Thomas Hobbes já fazia a crítica ao “homem público” na sua ampla e conhecida defesa pela liberdade do cidadão. A autoridade é rigorosamente o oposto à liberdade.
Onde cresce a autoridade, atos como o de RAFAEL GRECA de apreensão de bens estatais por governantes são comuns, numa incorporação espiritual de um rei-sol, como Luis XIV. Entretanto, hoje, no brasil, a sociedade não admite tais comportamentos, sejam físicos, sejam culturais, por suas autoridades, como se elas representassem o anseio e os interesses da comunidade. Definitivamente, elas não representam o povo.
Fato é que RAFAEL GRECA deve abrir sua chácara para arrolamento dos bens da FUNDAÇÃO que lá se encontram depositados, deve devolvê-los ao titular dos direitos de propriedade, e não como fez, de fechar o acessos e não permitir a verificação da existência de tais bens. Isso é inadmissível para alguém que se proponha ao exercício de um cargo estatal.
Por último, liberdade, autonomia e auto-governo sempre foram a melhor opção.
petic%cc%a7a%cc%83o-inicial-projudi